No Dia do Estudante, senadores defendem aprovação do novo Fundeb

Da Redação | 11/08/2020, 15h51

Senadores aproveitaram a passagem do Dia do Estudante, nesta terça-feira (11), para defender a aprovação do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), que perde a vigência no fim deste ano. A proposta de emenda à Constituição (PEC) 26/2020, que torna o fundo permanente e amplia para 23% a participação da União no financiamento da educação, foi aprovada na Câmara em julho. No Senado, o texto é relatado pelo senador Flávio ARNS (Rede-PR) e deve ser votado em Plenário no dia 20.   

“Nossa homenagem hoje é para todos os estudantes do nosso país, desde a pré-escola até a pós-graduação. Todo o trabalho que estamos realizando com a PEC do novo Fundeb é em prol da construção de um Brasil mais justo, mais igual e mais desenvolvido”, declarou Arns na internet.

O senador também destacou a necessidade da criação do “suporte necessário” para os estudantes com a oferta de estrutura, bons profissionais e acolhimento.

“Precisamos também incentivar que nossos estudantes possam ter voz ativa nas decisões para a melhoria do ensino, incentivando a criação de grêmios estudantis, centros acadêmicos, diálogos com os pais para mostrar que eles são os verdadeiros donos da escola”, completou.

Para o senador Paulo Rocha (PT- PA), a melhor maneira de homenagear os estudantes é garantir que eles tenham acesso à educação. “Por isso, defendemos urgência na votação e aprovação do novo Fundeb, uma política fundamental para financiar o ensino da maior parte dos brasileiros”, disse.

Weverton (PDT-MA) apresentou um projeto para ampliar o acesso ao Fies (PL 3.025/2020) e também apoia a aprovação do Fundeb.   

“Lutamos por uma educação inclusiva e de qualidade para todos! As autoridades precisam dar mais atenção para a área, especialmente no momento atual, pois a pandemia impõe muitos desafios. Infelizmente, o governo ignora a situação e segue fragilizando cada dia mais a educação. Mas nós seguimos, de forma propositiva, trabalhando para estruturá-la. Nossa melhor homenagem ao Dia do Estudante é a defesa diária da educação. Contem com a gente!”, registrou Weverton ns redes sociais.    

Rogério Carvalho (PT-SE) também reforçou a importância do Fundeb para a educação no Brasil.

“Não existe um país do mundo que se desenvolveu sem antes valorizar o processo educativo de seu povo. Estamos juntos nessa luta! #AprovaFundeb”, postou o senador no Twitter.

Fabiano Contarato (Rede-ES) manifestou apoio a aprovação da PEC quando parabenizou os estudantes. “A educação é o caminho para transformar vidas. É por isso que sempre defenderemos a aprovação e permanência do Fundeb. A luta por uma educação de qualidade continua!”, afirmou.

Educação

Outros senadores também aproveitaram a data para destacar avanços na educação dos seus estados, é o caso do senador Eduardo Braga (MDB-AM).

“No dia do estudante vale relembrar que com os CETIs [Centros de Educação de Tempo Integral] e o incentivo que demos aos nossos alunos e professores, lá atrás, tiramos o Amazonas das últimas posições no Ideb [Índice de DESENVOLVIMENTO DA Educação Básica] para estar entre os estados que mais evoluíram. Nossos jovens só precisam de cuidado e educação de qualidade”, ressaltou.

Nesse sentido, o senador Cid Gomes (PDT-CE) defende a ampliação da assistência aos estudantes também para as famílias, que agora enfrentam o temor do risco de contaminação pela covid-19 nas escolas.  

“Um feliz dia do estudante para todos os alunos e alunas do Brasil que, mesmo sob as dificuldades da pandemia, dedicam-se ao estudo. Precisamos mais do que nunca levar condições adequadas ao aprendizado para os lares de todos brasileiros, como acesso à internet, por exemplo.

Izalci Lucas (PSDB-DF) disse acreditar em um futuro melhor para o Brasil com estudantes bem formados. “Investir nos nossos alunos é o que podemos fazer de melhor pela nação. Parabéns a todos estudantes, vocês são fundamentais!”, disse.

Randolfe Rodrigues (Rede-AP) informou que a data será comemorada por ele  com a participação no ato online da União Nacional do Estudantes (UNE)  em defesa da educação, da vida e da democracia.

“Nada melhor que somar na luta pela educação em comemoração ao Dia do Estudante. Estaremos sempre fazendo parte dessa frente! Esperamos vocês às 19h!”, convidou o senador pelas redes sociais.

Outros senadores destacaram ainda a importância da educação para transformar a realidade. “Não há distância nem fronteira para quem busca o saber” declarou Eduardo Gomes (MDB-TO).

Styvenson Valentim (Podemos-RN) também incentivou a busca por conhecimento.

“Estude, estude e estude! É a maneira mais eficiente de pavimentar o seu caminho para o futuro! E lembre-se: o sucesso se constrói com disciplina e ordem!”, recomendou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)