Confúcio Moura alerta para aumento da violência sexual contra crianças e adolescentes

Da Rádio Senado | 20/05/2020, 18h57

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) registrou em pronunciamento nesta quarta-feira (20) a passagem, em 18 de maio, do Dia Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Ele alertou para o aumento deste tipo de crimes durante o atual período de isolamento social, quando as pessoas, em sua maioria, ficam dentro de casa, principal palco dessas ocorrências.

O parlamentar disse que são estimados 500 mil casos anuais de violência sexual contra menores e adolescentes no Brasil e que este é um problema que deve preocupar a todos e não somente aos conselhos tutelares, psicólogos, assistentes sociais e autoridades policiais.

Confúcio Moura acrescentou que já existem instrumentos jurídicos e instituições capazes de lidar com este tipo de crime e proteger as vítimas. Mas que é preciso, além de medidas policiais e legais contra os agressores, uma série de outras ações efetivas nos níveis municipal, estadual e federal para combater, por exemplo, a exploração de crianças e adolescentes através da prostituição.

— Nós temos que abolir, trabalhar para abolir ou reduzir o trabalho escravo infantil, oferecer educação de qualidade para todos e erradicar a pobreza extrema — declarou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)