Paim pede imposto sobre grandes fortunas, a exemplo dos adotados pela Europa

Da Rádio Senado | 24/04/2020, 17h17

O senador Paulo Paim (PT-RS) pediu nesta sexta-feira (24) em pronunciamento a criação de um imposto sobre as grandes fortunas, com o objetivo de reforçar o sistema de saúde e de ajudar os setores mais desfavorecidos da população a enfrentar a grave crise econômica atrelada à pandemia da covid-19. Ele lembrou da existência de quatro propostas no Senado neste sentido, inclusive uma de sua autoria, apresentada em 2008, e propôs a unificação de todas elas em um mesmo projeto.

O parlamentar disse que inúmeros países adotam impostos semelhantes, mencionando Alemanha, Suíça, Áustria, França e Estados Unidos. Acrescentou que segundo auditores fiscais, a taxação das grandes fortunas permitiria a arrecadação de R$ 40 bilhões, valor que poderia chegar a R$ 100 bilhões, de acordo com outros estudos. 

Paulo Paim fez um apelo à generosidade dos bilionários existentes no país e argumentou que a adoção deste tipo de imposto praticamente não afetaria as suas fortunas e seria uma contribuição importante neste momento difícil, quando o PIB deverá ter uma forte queda.

— É o momento da solidariedade, é o momento de pensar no todo, é o momento de estender a mão, é o momento de ser generoso. Vamos olhar todos para dentro da gente, não importa se você é bilionário, se é trilionário, importa que você tem condições de doar um pouquinho do tanto que tem para que os mais pobres vivam com dignidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)