Gurgacz pede urgência para votação de projeto que redistribui arrecadação

Da Rádio Senado | 22/04/2020, 18h06

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) pediu nesta quarta-feira (22) em pronunciamento um acordo entre todos os Poderes para votar com a maior urgência possível o projeto de lei complementar PLP 149/2019, que redistribui a arrecadação entre a União, estados e municípios. Ele destacou que a pandemia da covid-19 provocou uma situação emergencial e é indispensável o repasse de recursos do governo federal para os demais entes federativos. 

O parlamentar disse que a situação em seu estado é gravíssima, por não existirem leitos, médicos nem equipamentos suficientes para atender as pessoas contaminadas.

— Em Rondônia, muitos hospitais estão sem respiradores, máscaras e kits para os exames de diagnóstico da covid-19. Muitas pessoas contaminadas ou mortas por essa doença não estão entrando nas estatísticas. É uma situação de descontrole que precisa da ajuda financeira do governo federal. 

Ao homenagear Tiradentes e demais inconfidentes pela passagem da data de 21 de abril, Acir Gurgacz lembrou que o movimento foi motivado, em primeiro lugar, pelos exorbitantes impostos cobrados pelo governo colonial português e depois remetidos para a metrópole. Ele acrescentou que passados dois séculos da Inconfidência Mineira, a raiz dos problemas brasileiros continua sendo a divisão do bolo da arrecadação dos impostos.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)