Confúcio sugere criação de cozinhas comunitárias em cidades pequenas

Da Redação | 08/04/2020, 16h40

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) sugeriu nesta quarta-feira (8), em pronunciamento pela internet, a criação de cozinhas comunitárias e solidárias nos pequenos municípios, com a participação de prefeituras, sociedade civil e entidades, como as igrejas. 

Segundo o senador, ao contrário dos grandes centros urbanos que dispõem de restaurantes populares que oferecem alimentação a baixo custo, as pequenas cidades não possuem orçamento capaz de proporcionar alimentação a preço simbólico às pessoas de baixa renda, que se encontram em grandes dificuldades por conta da pandemia.

— É indispensável a criação, salvo a necessidade de antes se analisar o local onde criar cozinhas para a produção de alimentos. Chamar as igrejas que já possuem uma estrutura com panelas grandes, talheres, fogões de todos os tipos e já têm experiência na realização de eventos e festas religiosas para preparar marmitas e distribuir à população que se encontra desprovida. É possível oferecer um almoço, um sopão à noite. Isso é indispensável. Essa criação humanitária, esse gesto de solidariedade, esse gesto político da grande política, nada disso se pode chamar de ato demagógico, pois não é um ato que troca um prato de comida pelo voto. Você vai fazer isso como um gesto político de necessidade de socorrer as pessoas que estão precisando, e a fome é humilhante — afirmou.

Para Confúcio, a população brasileira vive uma situação de medo por causa da pandemia de covid-19. O receio, disse, consiste na preocupação com a doença e nas incertezas econômicas que afetam principalmente a população mais pobre, que está desguarnecida e é a parte mais vulnerável em tempos de crise. O senador afirmou ainda que em momentos de adversidade é preciso ser solidário e colher aprendizados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)