Execução orçamentária sobre coronavírus pode ser acompanhada no SIGA Brasil

Da Redação | 06/04/2020, 16h57

Por meio da página SIGA Brasil Painel Cidadão os internautas já podem acompanhar informações sobre a execução orçamentária das ações do governo federal relacionadas à pandemia causada pelo coronavírus. Basta acessar o Painel Cidadão e digitar "coronavírus" no campo de busca.

O SIGA Brasil existe desde 2004 e é fruto de parceria entre a Consultoria de Orçamentos do Senado (Conorf) e o Prodasen. O objetivo da iniciativa é facilitar o acesso a informações sobre as ações do governo que têm impacto orçamentário, destacando a regionalização do gasto, bem como as ações que estão sendo executadas.

Com o SIGA Brasil é possível ter informações sobre todo o Orçamento federal, com dados do Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi) e de outras bases de dados sobre planos e orçamentos públicos. Pelo site, o internauta pode pesquisar as despesas do orçamento federal por assunto, sem a necessidade de conhecer as classificações orçamentárias. 

Se um internauta acessar o SIGA Brasil Painel Cidadão nesta segunda-feira (6) e digitar "coronavírus" na busca verá que as ações do governo, como as diversas medidas provisórias editadas para enfrentamento da covid-19 e de suas consequências econômicas, já somam R$ 167,5 bilhões autorizados para serem gastos.

Esse montante já tem destino certo: aquisição de insumos hospitalares; repatriação de brasileiros no exterior; compra de equipamentos de proteção individual e capacitação de agentes de saúde; aquisição de testes para detecção da covid-19; aumento do número de leitos de UTI; apoio a estados, Distrito Federal e municípios na área da saúde; manutenção do emprego e da renda; auxílios e benefícios emergenciais e outros.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)