Randolfe pede que o Senado siga com votações durante a pandemia

Da Redação | 20/03/2020, 16h51

Em pronunciamento na primeira sessão virtual realizada na história do Senado, nesta sexta-feira (20), o líder da minoria, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) destacou a necessidade de os parlamentares continuar a votar matérias importantes em tramitação na Casa mesmo enquanto durar a pandemia do coronavírus, especialmente propostas para enfrentar a covid-19.

 Há projeto, por exemplo, de nossa autoria, que pede antecipação da restituição do Imposto de Renda. [Projeto] que determina que não ocorram preços abusivos durante a pandemia. É absurdo álcool gel e máscaras cirúrgicas terem tido um reajuste de quase 300%. [E também] não é aceitável que haja demissões nesse período  disse o senador.

Saúde Pública

Ao mesmo tempo em que elogiou o trabalho de Luiz Henrique Mandetta frente ao Ministério da Saúde no combate à covid-19, o senador alertou o presidente da República, Jair Bolsonaro, e seus filhos para que “não criem mais transtornos”. 

 Não é aceitável o que ocorreu nos últimos dias, a agressão de um membro da família do presidente da República contra um país [China] que poderá, inclusive, nos ajudar neste momento de pandemia. E que é um dos principais, senão nosso principal parceiro comercial  lamentou.

Randolfe também ressaltou que o governo de Bolsonaro pode contar com a “mão estendida” do Parlamento, como ocorreu na aprovação do estado de calamidade pública.  

 Fui o primeiro a dizer que neste momento não tem governo nem oposição  afirmou.

O senador ainda pediu uma atenção especial para o Amapá. Nesta sexta-feira foi confirmado o primeiro caso de covid-19 no estado.

 Nós precisamos aqui da ampliação de testes, precisamos do apoio às autoridades locais sanitárias e de saúde pública, precisamos de vigilância nos nossos rios e nas nossas fronteiras.  

Imprensa

Randolfe concluiu sua fala cumprimentando a imprensa pela qualidade da cobertura jornalística sobre a pandemia e por estar “cumprindo um papel fundamental para a cidadania neste momento”.

Ele também destacou trabalho dos servidores da Secretaria-Geral da Mesa e da Secretaria de Tecnologia da Informação do Senado (Prodasen) por viabilizarem a votação remota para os parlamentares.

 Quero cumprimentar pela celeridade com que conseguiram disponibilizar este instrumento para nós  disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)