País enfrenta uma das piores crises econômicas, diz Humberto Costa

Da Rádio Senado | 12/03/2020, 18h09

Ao discursar em Plenário nesta quinta-feira (12), o senador Humberto Costa(PT-PE) afirmou que o país atravessa uma de suas piores crises econômicas. O senador criticou o governo que, para ele, permanece paralisado diante das dificuldades e não consegue tirar o Brasil do “ atoleiro”.

— O cenário que estamos vivendo é o cenário de um país estagnado economicamente, com inflação, com desemprego, com o PIB retraído, com as pessoas desesperançadas de encontrar uma ocupação. E o que o governo propõe é tão somente mais do mesmo, que não está dando certo: ele reedita propostas mofadas para impor ainda mais cortes e retirar mais direitos do povo pobre, do povo trabalhador— lamentou.

Segundo o senador, somente no ano passado foi retirado do SUS quase R$10 bilhões. Para ele o corte deixou o Brasil vulnerável com a chegada do coronavírus. Humberto informou que o Congresso destinará quase 10 bilhões para reforçar a saúde pública.

— As pessoas não morrem necessariamente por conta do vírus, mas por falta de assistência. No Brasil já não se cumprem as leis que determinam o gasto mínimo com a área da saúde por conta exatamente do chamado teto de gastos. O SUS precisa de recursos— disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)