CPI deve divulgar às 17h dados sobre uso de computadores do Senado

Da Redação | 11/03/2020, 14h25

A reunião desta quarta-feira (11) da CPI Mista das Fake News foi adiada para as 17h, devido às votações marcadas no Plenário do Congresso Nacional e na Comissão Mista de Orçamento (CMO).

O presidente da CPI, senador Angelo Coronel (PSD-BA), antecipou que apresentará à comissão as informações recebidas da Polícia Legislativa do Senado sobre o uso de computadores da Casa para ataques virtuais. Reportagem do jornal O Globo revelou que, no ano passado, máquinas usando a rede de internet do Senado movimentaram o perfil “Snapnaro”, no Instagram, um dos acusados de assediar virtualmente parlamentares e ex-ministros críticos do governo do presidente Jair Bolsonaro.

A pauta da CPI Mista contém 52 requerimentos que pedem informações sobre contas e perfis de redes sociais e quebras de sigilos bancários e telefônicos. Entre as pessoas cujos sigilos podem ser derrubados estão Hans River do Nascimento, o empresário Lindolfo Alves e o jornalista Allan dos Santos, que já depuseram à comissão.

Coronel também informou que, caso a sessão conjunta do Congresso ainda esteja ocorrendo às 17h, a comissão só voltará a se reunir na próxima semana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)