CAS deve debater câncer de colo de útero, planos de saúde e constelação familiar

Da Redação | 05/03/2020, 11h12

A prevenção e o combate ao câncer de colo de útero, a vacina contra o HPV e o caminho a ser adotado para o tratamento em estágios avançados da doença serão debatidos em audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), no próximo dia 10, terça-feira, às 14h30, segundo o presidente do colegiado, senador Romário (Podemos-RJ).

Para o debate, proposto pela senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE), serão convidados:

- Luciana Holtz, da Associação Brasileira de Mulheres Médicas e Sociedade Brasileira de Cancerologia;

- Representante da Associação Médica Brasileira;

- Representante do Ministério da Saúde;

- Representante do Instituto Nacional do Câncer;

- Representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Constelação familiar

Outro tema a ser discutido pelos parlamentares é a constelação familiar, uma forma de psicoterapia. A ideia do senador Eduardo Girão (Podemos-CE) é trazer o assunto para conhecimento público. A terapia é utilizada inclusive no Judiciário para a solução de conflitos familiares e de violência doméstica.

— Na prática, a constelação familiar mostra que muitos de nossos problemas, doenças, incompreensões e sentimentos ruins podem estar ligados a outros familiares que passaram por essas mesmas adversidades, mesmo que não os tenhamos conhecido — explicou Girão.

No requerimento, o senador explica que a terapia impressiona por sua dinâmica, em que agentes "representam" personagens familiares, profissões, empresas, imóveis e até mesmo sintomas e doenças. "Nesse contexto, se forma um campo quântico no qual a telepatia atua como resultado da interconexão entre os níveis energéticos das mentes humanas. Atualmente é uma das terapias que mais mobilizam pessoas em todo o mundo", disse ainda Girão no documento.

“Eu já tive oportunidade de participar de treinamentos, de curas sistêmicas como essa, e o que eu testemunhei é realmente de emocionar. São curas quânticas, curas acontecendo assim aos montes, de famílias que tinham problemas, de empresas... É algo assim de libertar, através do perdão, através da consciência”, observou.

Para a reunião foram convidados:

- Sophie Hellinger, dirigente da Hellinger Schule, escola criada por ela e por seu falecido marido, Bert Hellinger, psicoterapeuta alemão criador das constelações familiares;

- Sami Storch, juiz de direito da Comarca de Itabuna (BA), um dos responsáveis pela introdução da psicoterapia no Judiciário;

- Renato Bertate, formado em Medicina pela Faculdade Sul Fluminense, que trabalha com medicina holística e é pioneiro em ministrar treinamentos em constelações familiares no Brasil;

- Inácio Innovare, diretor da Faculdade Innovare.

O tema será discutido ainda em sessão especial no Plenário do Senado. O pedido é de Girão, que sugeriu a data de 17 de setembro para o evento, ainda sem confirmação.

Planos de saúde

Eduardo Girão sugeriu mais uma audiência pública, dessa vez para instruir o Projeto de Lei do Senado (PLS) 133/2015, que quer determinar aos planos de saúde coletivos ou empresariais o mesmo regime jurídico dos planos de saúde individuais. A intenção do senador Reguffe (Podemos-DF), autor da proposta, é que o reajuste das mensalidades de planos empresariais ou coletivos até 100 beneficiários também dependa da prévia aprovação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), como ocorre com os individuais.

O medo de Girão é que o “feitiço vire contra o feiticeiro” e os preços dos planos de saúde se elevem demais.

— A ideia é trazer para uma mesa os atores que podem discutir esse assunto para que a gente possa ter convicção de que não haverá mais aumentos com relação a isso. Por isso é que peço aos nossos colegas essa audiência pública: para deixar clara essa situação, para ficarmos com o nosso coração sereno e seguros de que não haverá mais impacto no aumento dos valores para o consumidor final — defendeu Girão, na aprovação do requerimento.

Vegetarianismo e espiritualidade

O crescimento do vegetarianismo no Brasil e os efeitos de uma dieta sem proteína animal também será debatido em audiência pública, a pedido de Girão. Assim como o tema “Medicina e Espiritualidade”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)