Mecias de Jesus defende aumento de produção rural em Roraima

Da Rádio Senado | 18/02/2020, 18h42

O senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) defendeu nesta terça-feira (18) emenda de sua autoria à Medida Provisória (MP) 901/2019, que trata da regularização fundiária do estado de Roraima e Amapá. Ele afirmou que hoje, Roraima tem cerca de 92% das terras preservadas, sendo que apenas em áreas indígenas, militares e reservas ambientais este percentual ultrapassa 65%.

O senador disse que apesar de Roraima ser o segundo estado mais preservado do Brasil, está "preso a uma reserva legal" que só permite produção agrícola em 20% de seu território. Mecias afirmou que as terras destinadas à produção em Roraima significam apenas cerca de 8% do estado e sua proposta altera o percentual dentro desta parte.

— A minha emenda à Medida Provisória 901 vai possibilitar que o produtor passe a produzir em até 50% das suas terras, mantendo intactos os outros 50% da reserva legal. Isso não é novidade. Nós não estamos pedindo aqui nenhuma regalia para o estado de Roraima — declarou.

Mecias afirmou que sua proposta visa proporcionar segurança jurídica aos mais pobres e dar condições ao povo de Roraima, sobretudo os pequenos produtores, de produzir.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)