Prisco Bezerra anuncia projeto para premiar escola por desempenho no Ideb

Da Rádio Senado | 13/02/2020, 15h28

O senador Prisco Bezerra (PDT-CE) disse, nesta quinta-feira (13), em Plenário, que apresentou um projeto de lei (PL 68/2020) com o objetivo de criar o Prêmio Nacional Escola Nota 10, levando-se em conta o desempenho das escolas públicas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Pela proposta, o prêmio será conferido às mil escolas públicas com melhor desempenho no Ideb nos anos iniciais do ensino fundamental, e às mil escolas públicas com melhor desempenho no Ideb nos anos finais do ensino fundamental. As mil escolas públicas com pior desempenho nos anos iniciais do ensino fundamental e as mil escolas públicas com pior desempenho nos anos finais do ensino fundamental também serão premiadas.

O senador disse que a proposta prevê uma parceria entre as escolas bem avaliadas e as que tiverem notas mais baixas, com o objetivo de melhorar a qualidade e o desempenho dos estudantes.

Ele acrescentou que essa ideia foi adotada no Ceará e apresentou bons resultados. Prisco Bezerra ainda citou o Programa de Alfabetização na Idade Certa (Paic), como uma das medidas responsáveis por levar o estado da 16ª para a quinta posição no ranking do Ideb.

— Com três eixos fundamentais, a saber. O primeiro é garantir que as de sete anos adquirissem as competências de leitura e escrita esperadas para essa idade. O segundo é garantir que todos os estudantes alcançassem o quinto ano do ensino fundamental com domínios adequados de Português e Matemática. O terceiro é ampliar o acesso à educação infantil, universalizando o atendimento de crianças de 4 e 5 anos. com o Paic alcançando de imediato os municípios do estado, a situação começou a mudar substancialmente — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)