Representação brasileira no Parlasul elege presidente e vice-presidentes

Da Redação | 11/12/2019, 17h59

A Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) elegeu nesta quarta-feira (11) o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) como presidente do colegiado. Para vice-presidentes foram eleitos o senador Marcio Bittar (MDB-AC) e o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), representando a Câmara dos Deputados. O deputado Celso Russomano (Republicanos-SP) foi eleito vice-presidente do Parlasul.

Trad agradeceu pela confiança dos parlamentares e prometeu se dedicar à Representação Brasileira, slém de defender os interesses do Parlamento brasileiro no Mercosul.

— Esse Parlasul é muito importante para o momento que o Brasil está atravessando, como o acordo de livre comércio do Mercosul com a União Europeia, que se vislumbra com outros países que não vieram para brincar — declarou.

O senador Telmário Mota (Pros-RR) enfatizou que os países do Mercosul precisam integrar os países do norte da América do Sul para crescer e fortalecer as relações dos países latino-americanos.

— Dessa forma quem ganha é o Brasil. Hoje as maiores exportações brasileiras são para esses países. O Brasil é o continente é que interligado, que é o carro-chefe dessa conjuntura, e essa hora com crise nas relações comerciais, com crise nas políticas dos nossos vizinhos é importante a pacificação, é importante a unidade — Disse.

O deputado Carlos Gomes (Republicanos-RS), presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional Sustentável do Parlasul, destacou a produtividade do colegiado, que se reuniu para tratar sobre reciclagem, informações nas etiquetas dos produtos comercializados nos países do Mercosul, e sobre as vacinas do sarampo.

— Tenho certeza que através desse parlamento, de pessoas qualificadas, nós iremos fortalecer essa relação do Parlasul — declarou o deputado.

O Parlasul

O Parlasul é formado por representantes de Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela. A sede é em Montevidéu, capital do Uruguai. Mensalmente, os representantes desses países membros se reúnem na cidade uruguaia para debater e votar suas propostas. 

O grupo foi criado oficialmente em 2006 e passou a se reunir em 2007.  Atualmente, por meio de uma representatividade atenuada, cada país tem um número específico de parlamentares. A Argentina tem 26, e o Brasil, 37. Paraguai e Uruguai têm 18 cada um, e a Venezuela, 23. A Bolívia tem seis parlamentares com direito a participação e voz, mas ainda sem direito a voto, que será concedido quando se tornar membro pleno do Mercosul.

De Maria Helena, sob supervisão de Paola Lima

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)