Aprovado em Plenário novo embaixador brasileiro no Cazaquistão

Da Redação | 11/12/2019, 18h37

Foi aprovada em Plenário nesta quarta-feira (11) a indicação do diplomata Rubem Antonio Correa Barbosa para a chefia da embaixada brasileira no Cazaquistão, cumulativamente com a República Quirguiz e com o Turcomenistão. A indicação (MSF 63/2019) foi aprovada por 40 votos a 1.

Rubem Barbosa entrou para a carreira diplomática em 1974 e desde 2008 é ministro de primeira classe do Itamaraty. Ao longo da carreira, já foi embaixador do brasil na Austrália e na Indonésia, além de cônsul-geral adjunto em Los Angeles, nos Estados Unidos, conselheiro na Embaixada do Brasil na Colômbia e primeiro-secretário em Portugal.

No Ministério das relações Exteriores, trabalhou como assessor da Divisão da Europa I, chefe da Divisão do Oriente Próximo I, e chefe da Divisão da América Meridional II. Também trabalhou como assessor nos ministérios da Justiça e de Minas e Energia (2005-2010).

Durante a sabatina, feita pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) em outubro, ele afirmou que o Cazaquistão é um dos países que mais crescem no mundo atualmente, graças à mineração.

— É um país que vem experimentando um desenvolvimento extraordinário desde o ano 2000. São extremamente ricos em recursos, já estão entre as maiores reservas do mundo de petróleo e urânio. O Cazaquistão já é o maior exportador de urânio no mundo, exporta inclusive para nós. Mas eles também têm reservas absurdas de barita, tungstênio, prata, diamantes e carvão e vendem 1,3 milhão de barris de petróleo por dia — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)