Senado celebra o Dia do Dentista

Da Redação | 25/10/2019, 18h35

O Senado comemorou nesta sexta-feira (25) o Dia do Dentista, celebrado anualmente nesta data, em sessão solene realizada no Plenário da Casa, por iniciativa dos senadores Izalci Lucas (PSDB-DF) e da deputada Celina Leão (PP-DF).

A data comemorativa foi instaurada em 1884, quando foram criados os primeiros cursos de graduação de odontologia do Brasil, no Rio de Janeiro e na Bahia.

Mais tarde, o Conselho Federal de Odontologia (CFO) oficializou a data como o Dia Nacional do Cirurgião-Dentista, com o objetivo de valorizar o profissional e promover a higiene bucal dos brasileiros.

A sessão solene teve início após a execução do Hino Nacional, seguido de apresentação de vídeo sobre a atividade odontológica. Em seu pronunciamento, Izalci Lucas disse que o Brasil é a nação com o maior número de dentistas do mundo, e destacou o aumento da qualidade dos tratamentos dentários nos últimos anos. A odontologia brasileira tornou-se uma das mais avançadas, mesmo enfrentando desafios comuns a outras áreas, afirmou.

Izalci Lucas, contudo, cobrou a adoção de políticas públicas e mais recursos para a universalização do atendimento odontológico, que hoje alcança 30% dos municípios. O senador citou ainda dados do IBGE, segundo os quais 55% dos brasileiros não consultam dentistas uma vez por ano, quando as visitas deveriam ser semestrais. Os dados apontam ainda que 11% dos adultos brasileiros perderam todos os dentes, índice que chega a 41,5% entre os idosos.

Após a sua fala, Izalci Lucas entregou certificados de homenagem aos cirurgiões dentistas Mauricio Barriviera, Marcelo Basílio, Liana Bonfim, Maria das Graças Barbosa de Queiroz, Ricardo Prata, Rodrigo dos Santos Souza e Valesca Hungria.

Atendimento odontológico

Celina Leão, por sua vez, afirmou que a prestação de um serviço de saúde de qualidade precisa não só de médico e de equipe multidisciplinar, mas da presença de dentistas. A deputada disse ainda que há muito que avançar no Brasil e defendeu a ampliação do atendimento odontológico a todas as parcelas da população.

Presidente do Conselho Regional de Odontologia do Distrito Federal (CRO-DF), Marco Antônio dos Santos disse que a odontologia deu enorme salto não só tecnológico, mas principalmente no âmbito de atenção à saúde integral. Para ele, é importante reconhecer os profissionais que trabalham com humanismo e dedicação ao próximo, com empenho pela melhoria de vida da população.

Presidente do Conselho de Saúde do Distrito Federal, Jeovânia Rodrigues Silva apontou a desigualdade social e ressaltou que o Brasil dispõe da melhor odontologista do mundo, que, todavia, não está acessível à maioria da população. Ela também cobrou a aprovação de projeto de lei que transforma o programa Brasil Sorridente em iniciativa de âmbito nacional.

Formação profissional

Integrante do CRO-DF, Ricardo Paulin lembrou que cursos de odontologia do Brasil estão entre os melhores do mundo, e que o país conta hoje com 328 mil dentistas, o que representa 21% dos profissionais do mundo.

Diretor do CFO, Luiz Evaristo Ricci Volpato disse que os dentistas “resgatam sorrisos, transformam histórias e salvam vidas” diariamente em todo o país. Ele ressaltou ainda que a categoria tem como desafio traduzir toda a excelência técnica dos profissionais e acadêmicos do setor na melhoria dos indicadores de saúde bucal de toda a população.

Gerente de Serviços de Odontologia da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Maurício Bartelle Basso destacou que o Brasil é o único país que tem uma prestação de saúde universal em odontologia. Ele cobrou mais recursos para a saúde bucal pública, presente em todos os estados brasileiros, além de investimentos na atenção primária das crianças.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)