CRE sabatina três indicados a embaixadas e analisa acordos internacionais

Da Redação | 22/10/2019, 17h08

A Comissão de Relações Exteriores e defesa Nacional (CRE) se reúne na quinta-feira (24) para sabatinar indicados pelo presidente da República às embaixadas do Brasil no Canadá, no Sri Lanka e no Cazaquistão.

O diplomata Pedro Henrique Lopes Borio é designado para representar o Brasil no Canadá. Nascido em Curitiba em 1956, ele já foi embaixador no Sri Lanka e cônsul-geral no consulado em San Francisco, nos Estados Unidos. Também atuou como assessor e chefe de gabinete do Departamento Ásia e Oceania do Itamaraty e foi assessor e diretor do Departamento de Macroestratégias da Subsecretaria de Planejamento da Presidência da República.

O Canadá é o segundo maior país do mundo em extensão territorial, constituído por dez províncias e uma população estimada em 35,8 milhões de habitantes. O país foi colonizado inicialmente pela França e, posteriormente, passou ao controle do Reino Unido, o que o levou a uma dualidade linguística (inglês e francês) presente até os dias atuais.

Membro do Grupo dos Sete (G7), que inclui as sete maiores democracias industriais do mundo, o Canadá “tem uma economia pujante e tecnologicamente sofisticada”, destaca o relatório da indicação, elaborado pelo senador Chico Rodrigues (DEM-RR). O país é uma importante província mineral do planeta, rico em níquel, zinco e urânio, além de possuir expressivas reservas de petróleo e gás, ressalta o relator.

As relações diplomáticas entre Brasil e Canadá tiveram início em 1866 e incluem trocas expressivas e diversificadas. Nos últimos anos, houve maior aproximação em ciência, tecnologia e inovação, por meio do Comitê Conjunto Brasil-Canadá, informa o relatório. Estima-se que há cerca de 86 mil brasileiros residindo em terras canadenses.

As outras duas sabatinas serão dos diplomatas Sergio Luiz Canaes, indicado à embaixada da República Democrática Socialista do Sri Lanka, e Rubem Antonio Correa Barbosa, indicado à embaixada da República do Cazaquistão e, cumulativamente, junto à República Quirguiz e ao Turcomenistão.

Prêmio Monteiro Lobato

A segunda parte da reunião da CRE será para votação de nove itens. São três requerimentos e seis projetos que aprovam acordos do Brasil com outros países — entre eles, o PDL 50/2019, que aprova o texto do Protocolo Adicional ao Tratado de Amizade, Cooperação e Consulta entre o Brasil e Portugal, criando o Prêmio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude. O acordo foi assinado em Salvador, em 5 de maio de 2017.

De acordo com a proposta, o Prêmio Monteiro Lobato terá por objetivo prestigiar, a cada dois anos, autores e ilustradores de livros infantis e juvenis que contribuíram para engrandecer o patrimônio literário da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, da qual o Brasil atualmente ocupa a presidência pro tempore.

O relator, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), emitiu parecer favorável à matéria. Ele argumenta que o protocolo poderá alcançar todos os países-membros, que, em sua maioria, vivem a necessidade de aprimoramento da educação infantil, assim como o Brasil.

“Nas palavras de Monteiro Lobato, ‘um país se faz com homens e livros’. Assim, o prêmio a ser instituído por meio deste protocolo adicional tem o inegável mérito de agraciar aqueles que trabalham para que nasça, ainda durante a infância, fase crucial do desenvolvimento humano, o gosto pela leitura”, ressalta Randolfe.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
senado.leg.br/ecidadania
Alô Senado (0800 612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)