Comissão de Orçamento discute impacto dos cortes em ciência e tecnologia

Da Redação | 21/10/2019, 09h48

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) faz audiência pública nesta quarta-feira (23), às 14h30, para debater o impacto da ciência e da tecnologia na economia do país. O encontro atende requerimento do senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Em seu requerimento para realização da audiência, o senador defende “o restabelecimento da prioridade à ciência e à tecnologia nos orçamentos públicos”. Izalci Lucas acredita que o teto dos gastos (Emenda Constitucional 95) comprometerá as pesquisas em curso e prejudicar a formação da próxima geração de pesquisadores.

Foram convidados para o debate os secretários-executivos dos Ministérios da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Júlio Semeghini, e da Economia, Marcelo Pacheco dos Guaranys. Também devem participar o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich, e o chefe do projeto de construção do acelerador Sirius, Antônio José Roque da Silva, além do presidente do Conselho de Administração da Klabin S.A, Horácio Lafer Piva, e um representante do Centro de Pesquisa em Energia e Materiais.

A audiência será no plenário 2 da Câmara dos Deputados.

Da Agência Câmara Notícias

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)