CDR aprova inclusão de Uruana de Minas a Região Integrada do Distrito Federal

Da Redação | 16/10/2019, 13h19

A Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) aprovou nesta quarta-feira (16) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 189/2019, que inclui o município de Uruana de Minas (MG) na Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) do Distrito Federal e Entorno. O projeto é do senador Carlos Viana (PSD-MG).

A Ride do DF e Entorno é composta de 33 municípios, além do Distrito Federal. Segundo o autor, Uruana de Minas foi criada a partir da separação de Unaí, que faz parte da região integrada. A nova cidade surgiu pouco antes da Lei Complementar 94, de 1998, que instituiu a Ride. De acordo a com essa norma, municípios provenientes de desmembramentos passariam a compor a região automaticamente.

O relator da matéria, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), apresentou parecer favorável. Ele ressaltou que Uruana está distante 242 quilômetros de Brasília, enquanto dista 642 quilômetros de Belo Horizonte.

— A grande diferença de distância de Uruana de Minas a esses dois centros metropolitanos deixa evidente com qual deles há maior dependência e interação econômica e social — afirmou.

Turno Suplementar

A comissão aprovou ainda em turno suplementar o substitutivo ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 667/2015, que determina a inclusão de parâmetros de desenvolvimento humano e urbano no plano diretor das cidades brasileiras. A matéria segue para a Câmara se não houver recurso para votação em Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)