Senado aprova Luis Antônio Balduino Carneiro para embaixador na Colômbia

carlos-penna-brescianini | 09/10/2019, 17h54

O Senado aprovou nesta quarta-feira (9) o nome de Luís Antônio Balduino Carneiro para o cargo de embaixador brasileiro na Colômbia. Com 42 votos favoráveis, 3 contrários e 2 abstenções, a indicação chegou com relatório favorável do senador Ângelo Coronel (PSD-BA), vinda da Comissão de Relações Exteriores.

Luís Antônio é diplomata de carreira, tendo se formado no Instituto Rio Branco em 1986 e em Economia pela Universidade de Brasília em 1987. Também é pós-graduado em Sociologia pela UnB, além de ter cumprido o Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco como parte de sua formação.

Também passou por todos os cargos da carreira diplomática, tendo sido secretário, conselheiro e ministro em diversas funções. Além disso, estava exercendo o cargo de embaixador do Brasil na Eslováquia, quando foi agora foi indicado e aprovado para a embaixada brasileira em Bogotá.

A Colômbia é um dos países de faz fronteira com Brasil, com mais de 1.600 quilômetros de extensão em comum. O país, tem mais de 50 milhões de habitantes e possui um relacionamento militar intenso com os Estados Unidos tanto pela política norte-americana de guerra às drogas, como pela guerra civil que a Colômbia atravessou por mais de 50 anos. Como efeito ou causa desses conflitos, a Colômbia tem quase 27% de sua população em níveis de pobreza e 7,5% em "pobreza absoluta". Os últimos governos, que negociaram o processo de paz com a guerrilha das FARC, afirmam estar realizando uma série de políticas sociais que envolvem Transporte, Educação e Esporte.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)