Fala de Bolsonaro na ONU leva Brasil a isolamento internacional, diz Humberto Costa

Da Rádio Senado | 24/09/2019, 16h08

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse em Plenário, nesta terça-feira (24), que a fala do presidente Jair Bolsonaro durante a abertura da Assembleia Geral da ONU quebrou a postura sempre equilibrada, altiva e conciliadora construída pelo o Brasil, levando o país a mais isolamento internacional.

Para Humberto, o chefe do Executivo atacou, em seu discurso na ONU, países europeus como França e Alemanha, a imprensa, líderes indígenas e a causa ambientalista, reduzindo, segundo o senador, a importância da Amazônia para que ele possa avançar com o que chamou de plano de desmatamento.

— Estamos atrelados ideologicamente a uma ultradireita de contornos nazistas, que despreza a racionalidade, a ciência, a pesquisa e os direitos humanos mais elementares, que despreza uma visão global de preservação de recursos naturais e um modelo de desenvolvimento sustentável — criticou.

Humberto ainda afirmou que, assim como nas eleições de 2018, quando Bolsonaro "elegeu adversários" que prometia fuzilar e exilar, o chefe do Executivo agora o faz no plano internacional.

— Está oficialmente inaugurada, por ele, uma cruzada internacional do Brasil contra fantasmas que querem nos invadir, como o socialismo, os agentes secretos disfarçados de médicos, o marxismo cultural, as ONGs estrangeiras e os hereges. Que tristeza para quem havia virado um país de tão grande influência. Nada mais medieval, para nossa imensa vergonha — concluiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)