Senado aprova diplomata para representar Brasil junto à ONU

Da Redação | 18/09/2019, 18h22

O Plenário do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (18), com 49 votos favoráveis, 2 contrários e uma abstenção, a indicação do diplomata Ronaldo Costa Filho para exercer o cargo de representante permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas (ONU), cuja sede fica em Nova York, nos Estados Unidos. A aprovação (MSF 42/2019) será comunicada ao presidente da República.

Ronaldo Costa Filho foi sabatinado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) na semana anterior. Ministro de primeira classe da carreira de diplomata do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty), o indicado ingressou na carreira em 1987 e chefiou a Divisão da União Européia e Negociações Extra Regionais, a Divisão de Serviços, Investimentos e Assuntos Financeiros e o Departamento de Negociações Internacionais. Já havia servido nos Estados Unidos, na Organização Mundial do Comércio (OMC), na Suíça e na Bélgica.

A ONU foi criada após a Segunda Guerra Mundial com 51 países fundadores, inclusive o Brasil. Os objetivos centrais da organização, segundo informa o relator da indicação, senador Fernando Collor (Pros-AL), são a “preservação da paz e da segurança internacionais e a promoção da cooperação entre os países no enfrentamento de problemas globais de naturezas econômica, social, cultural e humanitária”. Atualmente, são 193 os países membros.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)