Reguffe entra para o Podemos, que vira segunda bancada do Senado

Da Redação | 18/09/2019, 17h14

O senador Reguffe (DF) aderiu nesta quarta-feira à bancada do partido Podemos, depois de mais de três anos sem filiação partidária. Com isso, o partido se isola como o segundo maior do Senado, com 10 parlamentares — o maior é o MDB, que tem 13.

O Podemos ainda deve crescer um pouco mais nos próximos dias. A senadora Juíza Selma (PSL-MT) anunciou também nesta quarta a sua mudança de bancada, que ainda precisa ser formalizada junto à Secretaria-Geral da Mesa. Quando isso acontecer, o partido chegará a 11 senadores.

Reguffe foi eleito em 2014 pelo PDT, mas deixou o partido em fevereiro de 2016, por discordar da posição de apoio ao governo da então presidente Dilma Rousseff, que já enfrentava processo de impeachment. Na época, ele adiantou que não se filiaria a nenhum partido imediatamente. O hiato acabou durando mais de três anos, e foi o período mais longo que um senador passou sem filiação desde a redemocratização do país. Nesse tempo, Reguffe não relatou projetos de lei e não participou de comissões permanentes. Apresentou 56 proposições, sendo três delas aprovadas na Casa.

Juíza Selma foi eleita em 2018 pelo PSL, quando disputou pela primeira vez uma eleição. A senadora não explicitou seus motivos para deixar o partido do presidente da República, Jair Bolsonaro, mas afirmou que vai trabalhar para convencer outros parlamentares da legenda a fazerem a migração.

— Chega da velha política, das oligarquias, chega de clãs mandando neste país. A submissão não pode ser mais uma regra quando se fala em democracia e em parlamento livre — afirmou.

O líder do PSL, senador Major Olimpio (SP), participou do evento em que a ex-juíza federal anunciou sua filiação ao Podemos.

A bancada do Podemos começou o ano como a quarta maior, com cinco senadores. Quatro deles já tinham mandato em curso — Alvaro Dias (PR), Elmano Férrer (PI), Romário (RJ) e Rose de Freitas (ES) — e um fora eleito em 2018 — Oriovisto Guimarães (PR). De lá para cá, porém, o partido mais do que duplicou a sua representação. Os senadores Eduardo Girão (CE), eleito pelo Pros, e Styvenson Valentim (RN), pela Rede, se filiaram no início de fevereiro ao Podemos, bem como o 2º vice-presidente do Senado, Lasier Martins (RS), ex-PSD. Em agosto, foi a vez do senador Marcos do Val (ES), que era da bancada do partido Cidadania. Com as chegadas de Reguffe e Juíza Selma, o partido somará seis adesões no ano.

Bancadas do Senado

MDB

13

Podemos

10*

PSD

9

PSDB

8

DEM

6

PP

6

PT

6

PDT

4

PSL

4*

PROS

3

Rede

3

Cidadania

2

PL

2

PSB

2

Patriota

1

PSC

1

Republicanos

1

*A senadora Juíza Selma (PSL-MT) já anunciou a sua ida para o Podemos, mas a mudança ainda não foi formalizada pela Secretaria-Geral da Mesa do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)