Zequinha Marinho nega existência de índios isolados em área protegida no Pará

Da Redação | 03/09/2019, 22h09

O senador Zequinha Marinho (PSC-PA) negou, nesta terça-feira (3) em Plenário, a existência de índios em uma região protegida no estado do Pará. Ele criticou o Ministério da Justiça por enviar forças militares para impedir a ocupação da área de 142.402 mil hectares, situada entre os municípios de Senador José Porfírio e Altamira, na região do Xingu.

E o Exército está nessa área neste momento, abusando do poder, porque essa área é uma área de pretensão: não é uma terra indígena, é uma área de pretensão indígena. E o pior: não há índio lá, nem isolado, nem reconhecido por ninguém — disse o senador.

Ele criticou o ex-presidente da Funai, general Franklimberg Ribeiro de Freitas, que em janeiro editou portaria para prorrogar por três anos o prazo de proibição de ingresso, permanência e locomoção de pessoas na área. O general foi substituído em junho pelo delegado da Polícia Federal Marcelo Augusto Xavier da Silva.

— [A portaria da Funai] se refere a uma região habitada por muita gente, uma região de terras boas e produtivas, hoje com cerca de mil famílias mais ou menos. Só o Isa, o Instituto Socioambiental, só, e somente, diz que existe índio isolado nessa região — afirmou Zequinha Marinho, manifestando oposição à demarcação de novas terras indígenas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)