Programa islandês contra drogas será apresentado a ministros em audiência

Da Redação | 02/09/2019, 17h15

Quatro ministros de Estado foram convidados a participar de audiência pública conjunta promovida pelas Comissões de Educação (CE) e de Assuntos Sociais (CAS) que vai analisar o programa para a educação e contra as drogas “Youth In Iceland” (Juventude na Islândia), nesta quarta-feira (4), às 10h30.

Os ministros da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro; da Educação, Abraham Weintraub; da Cidadania, Osmar Terra; e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, devem conhecer a experiência de sucesso da Islândia apresentada pelo diretor do programa, Jón Sigfússon.

A audiência foi requerida pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE) e outros. Na justificativa do requerimento, Girão ressalta que é importante para os representantes do governo federal conhecerem o programa que está se expandindo pelo mundo e poderia ter sua metodologia aplicada no Brasil.

Modelo Internacional

O programa para a educação e contra as drogas "Juventude na Islândia" foi adotado em 1998. O método consiste em identificar características familiares, hábitos, anseios e possíveis problemas emocionais dos jovens, entre outras questões, por meio de questionários aplicados periodicamente aos adolescentes das escolas islandesas.

As informações são repassadas para cada distrito e escola pesquisada. A partir daí são adotadas ações específicas, segmentadas para os jovens de cada comunidade, com alternativas de lazer e esporte elaboradas para combater os fatores de risco, gatilhos sociais e psicológicos identificados no estudo, que possam levar os adolescentes a consumir drogas.

Outro ponto considerado importante no programa para a prevenção da dependência química é o conceito de que tudo começa em casa. O vínculo entre as escolas e os pais foi intensificado por meio de organizações e conselhos escolares criados por lei em todos os centros de ensino.

“Os resultados desta metodologia são significativos. A juventude da Islândia, que há 20 anos aparecia entre as que mais bebiam na Europa, ocupa hoje o primeiro lugar no ranking europeu sobre adolescentes com um estilo de vida saudável”, destaca.

A taxa de meninos de 15 e 16 anos que consumiram grande quantidade de álcool no último mês caiu de 42% em 1998, para 5% em 2016. Já o índice dos que haviam consumido maconha alguma vez passou de 17% para 7%, e o de fumantes diários de cigarro despencou de 23% para apenas 3%.

Os preceitos do programa já estão sendo exportados para outros países — em 2006, foi criado o Youth in Europe (Juventude na Europa), seguindo o mesmo método islandês para prevenção no uso de substâncias. Itália, França, Portugal e Espanha são alguns dos países que já participam do projeto, mesmo que ainda em fase inicial.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)