Audiência conjunta debaterá a Síndrome de Tourette nesta terça-feira

Da Redação | 02/09/2019, 16h20

Debater questões relacionadas à Síndrome de Tourette é o objetivo de uma audiência pública conjunta promovida por duas subcomissões que funcionam na Comissão de Assuntos Sociais (CAS). Os senadores da Subcomissão Permanente de Pessoas com Deficiência e da Subcomissão Temporária sobre Doenças Raras se reúnem com especialistas para debater o assunto nesta terça-feira (3), a partir das 14h30.

A Síndrome de Tourette é um distúrbio genético, neuropsiquiátrico, caracterizado por fenômenos compulsivos. O resultado é uma série repentina de vários tiques motores ou vocais (movimento ou vocalização humanos involuntários, súbitos e repetitivos), que geralmente têm início na infância.

Para debater o assunto foram convidados profissionais da área, como Ana Gabriela Hounie, médica especialista na Síndrome de Tourette, e um representante do Ministério da Saúde. Também devem participar Alexandro Cardoso e Regina Aparecida da Silva Amorim, portadores da síndrome. Bem como Larissa Miranda e Aníbal Moreira Júnior, que estão à frente de associações de apoio aos pacientes de Tourette.

A audiência foi requerida pelos senadores Flávio Arns (Rede-PR), Mara Gabrilli (PSDB-SP) e Romário (Podemos-RJ).

“Os portadores da Síndrome de Tourette têm sido negligenciados pelo Estado, pela sociedade em geral e pela lei brasileira e, por isso, além das dificuldades pessoais, ainda enfrentam preconceito e bullying devido à desinformação generalizada sobre o problema. Daí a importância da presente audiência para debater o assunto, trazendo mais conhecimento e informações sobre essa síndrome ainda tão desconhecida”, destacam os senadores na justificação do requerimento que pediu a promoção do debate.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)