Plínio Valério cobra transparência quanto aos recursos do Fundo Amazônia

Da Rádio Senado | 09/07/2019, 18h30

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) cobrou nesta terça-feira (9), em Plenário, transparência quanto à seleção de projetos financiados com recursos do Fundo Amazônia, geridos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Na opinião do parlamentar, é possível que o orçamento do fundo, que é doado pelos países da Noruega e Alemanha, não esteja sendo utilizado em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento e promoção da conservação e do uso sustentável da Amazônia Legal. Portanto, pode estar sendo desviado a outras causas, analisou.

— Existem muitas dúvidas a respeito do financiamento de seus projetos, desde os critérios de seleção até a forma de execução. Também não se colocam de forma clara o público-alvo de cada um desses projetos ou o número de pessoas efetivamente alcançado durante e após sua implementação. Só se fala que ele tem dinheiro, tem bilhões, mas não há clareza quanto à implementação desses projetos. Por isso mesmo, há quem considere — e eu sou um deles — que o Fundo da Amazônia mais parece uma caixa-preta bilionária — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)