Para Marcos Rogério, acordo com União Europeia é o prenúncio de novo comércio internacional

Da Rádio Senado | 09/07/2019, 16h59

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) comemorou nesta terça-feira (9), em Plenário, o acordo de livre comércio firmado entre o Mercosul e União Europeia. O acordo envolve 28 países da Europa e quatro da América do Sul, num mercado de quase 800 milhões de consumidores. Além disso, mais de 90% das exportações do Mercosul para a União Europeia terão suas tarifas zeradas em dez anos. Para o parlamentar, o acordo é o prenúncio de um novo tempo para o Brasil no cenário do comércio internacional.

Segundo Marcos Rogério, estima-se que, depois que o acordo entrar em vigência, o produto interno do Brasil aumentará US$ 125 bilhões, em 15 anos. Para ele, essa notícia é excelente, especialmente para o agronegócio brasileiro. O senador informou que o estado de Rondônia deve ser um dos beneficiados, no comércio de carne bovina.

— Também estamos esperançosos com a abertura de outros mercados para a carne brasileira. O Japão é um dos endereços que também precisamos abrir para a nossa carne bovina. Um dos assuntos que tratei no Japão, em março último, quando lá estive a convite do governo japonês, foi justamente a retirada de restrições para a importação de nossa carne — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)