CRA quer discutir crescimento do contrabando de agrotóxicos no país

Da Redação | 03/07/2019, 17h23

O contrabando de agrotóxicos será tema de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA). A presidente da comissão, senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), propôs, nesta quarta-feira (3) o debate a partir de um estudo do Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras (IDESF), que mapeou a operação de quadrilhas nesse mercado ilegal.

O estudo "O contrabando de defensivos agrícolas no Brasil” mapeou a operação dessas quadrilhas e mostrou que os produtos vindos do Paraguai podem ser comprados por 30% ou menos do preço praticado no Brasil. Na análise do material apreendido, foi detectada concentração de princípios ativos até 600% superior ao permitido pelas autoridades sanitárias brasileiras.

Soraya destacou que esse tipo de crime vem crescendo no Brasil e quer saber também para onde o contrabando é distribuído e que medidas poderiam coibi-lo.

— Qual a sua destinação e quais as medidas podemos buscar para atuar de forma eficaz para a proteção da economia e da saúde humana e do meio ambiente, também, em relação a esse crime que só cresce em nosso país? — indagou.

Para a audiência pública sobre contrabando de agrotóxicos — ainda sem data para acontece —, serão convidados representantes do IDESF, autor do estudo que motivou o debate na CRA; do Ministério da Agricultura; da indústria de defensivos; e das Polícias Federal e Rodoviária Federal de Mato Grosso do Sul, Paraná e Rio Grande do Sul, três estados que têm sido utilizados como entrada de agroquímicos ilegais no país.

Da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
19h36 Emendas impositivas: O Plenário aprovou em segundo turno a PEC 48/2019, dispensando os prazos constitucionais. A PEC permite que emendas individuais impositivas ao Orçamento destinem recursos a estados e municípios. O texto segue à promulgação.
19h13 Emendas impositivas: Senado aprova em primeiro turno a PEC 48/2019, que autoriza a transferência de recursos federais a estados, ao Distrito Federal e a municípios mediante emendas ao projeto de lei orçamentária anual.
18h44 Embaixador no Haiti: Senado aprova o diplomata Marcelo Baumbach para exercer o cargo de embaixador do Brasil no Haiti.
Ver todas ›