Davi Alcolumbre discute reforma da Previdência com governadores

Da Redação | 02/07/2019, 12h39

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, participa do encontro com governadores da Paraíba, do Ceará, do Espírito Santo, de Alagoas e do Piauí na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, nesta terça-feira (2). O objetivo é discutir a inclusão dos estados e municípios na reforma da Previdência (PEC 6/2019). A expectativa é de que a proposta seja votada ainda nesta semana na comissão especial da Câmara que analisa o texto do governo, relatado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

Ao chegar à reunião, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, lembrou que o governo e o Congresso estão com pressa para aprovar a reforma.

— A expectativa é que se ache o melhor caminho para que estados e municípios estejam na reforma da Previdência que será aprovada. Ainda não sabemos qual o conteúdo final do relatório, mas queremos que o que for aprovado para os servidores públicos da União, possa ser aprovado para os servidores públicos dos estados e municípios.

O governador de Alagoas, Renan Filho, afirmou que o ponto principal é ter um único sistema previdenciário.

— O que de fato há é que o Brasil precisa ter um sistema único previdenciário, se não for assim teremos muitos problemas e todos concordam com isso, esse é o ponto principal. O Ministério da Economia concorda e todos os outros.

Já o líder do governo na Câmara, deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), disse que a mudança no relatório para incluir estados e municípios depende dos governadores.

— Há espaço para mudar se os governadores trouxerem os votos. Mas é o que eu tenho dito o tempo inteiro, para o governo isso é indiferente, porque a nossa conta não leva em consideração a presença dos estados e municípios.

Ele afirmou ter certeza de que os governadores, os deputados estaduais, prefeitos e vereadores também têm responsabilidade e liderança suficiente para poder fazer suas reformas inclusive adaptadas às realidades regionais e locais.

Davi usou as redes sociais para divulgar a reunião, realizada na segunda-feira (1º) à noite, na residência oficial da presidência do Senado, com os governadores do Piauí, Wellington Dias; de Alagoas, Renan Filho; do Pará, Helder Barbalho; do Ceará, Camilo Santana; e da Paraíba, João Azevêdo. Também participou do encontro o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Eles trataram da inclusão dos estados na reforma da previdência.

Veja a matéria consolidada.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)