Kajuru entrega a Bolsonaro projeto sobre posse e porte de armas

Da Rádio Senado | 25/06/2019, 17h32

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) informou, em Plenário, que foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro na última sexta-feira (21), quando apresentou seu projeto de lei referente à posse e porte de armas. De acordo com o parlamentar, Bolsonaro gostou da proposta e levantou a possibilidade de apoiar o projeto do senador. Na tarde desta terça-feira (25), porém, o presidente decidiu revogar o seu decreto (Decreto 9.785, de 2019), encaminhar um projeto de lei sobre o assunto e editar três novos decretos sobre posse e porte de armas.

No início da Ordem do Dia, Kajuru voltou a falar sobre o assunto, parabenizando Bolsonaro por voltar atrás e revogar o decreto original, que já havia sido rejeitado pelo Senado, que, na semana passada, aprovou projeto de decreto legislativo (PDL 233/2019) que sustaria o decreto presidencial caso fosse aprovado pela Câmara dos Deputados.

"Picareta social"

No discurso, Kajuru também citou trechos de artigo da jornalista Eliane Cantanhede, referente ao presidente da República, no qual menciona suas intenções de buscar a reeleição e o fato de ele ter mostrado sua autoridade diante dos generais que integram o seu governo. Para o senador, Bolsonaro também tem tomado medidas para enfrentar as ambições do governador de São Paulo, João Doria.

— É inconcebível se cogitar como candidato à presidência da República um cidadão como João Dória, governador de São Paulo. O Brasil não pode ter jamais no seu comando um oportunista, um picareta social e um antipatriota — disse no discurso, em que também sugeriu que o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, deixe o governo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)