Projeto propõe divulgar o trabalho Legislativo e cidadania para estudantes

Da Redação | 24/06/2019, 18h24

A senadora Leila Barros (PSB-DF) quer criar o Programa Escola no Senado com objetivo de promover e divulgar as funções do Legislativo e a Democracia nas Escolas do Brasil. O PRS 54/2019 contempla três ações: duas para trazer crianças e jovens ao Senado e outra para criar espaços e material acessível aos jovens dentro das suas principais áreas de interesse nas redes sociais e na internet.

O Crianças no Senado abriria a Casa para visitação de crianças e sua participação em projetos de cidadania e educação ambiental. O Jovens no Senado também contaria com visitação, mais atividades educacionais para jovens das redes de ensino pública e privada. Por fim, o Senado na Rede produziria conteúdos para rede mundial de computadores e redes sociais, com objetivo de inserir e aproximar os jovens dos debates no Poder Legislativo.

A intenção seria contribuir para a formação de estudante do 5º ao 9º ano e do ensino médio.

O texto prevê ainda a formação de parcerias para custear as despesas de transporte, deslocamento ou hospedagem relativas à participação das crianças e jovens nos eventos — que não seriam bancadas pelo Senado. A organização das ações ficaria a cargo de setores internos do Senado, que já trabalham em iniciativas como a visitação e o programa Jovem Senador.

“As despesas envolvidas são pequenas e o alcance em termos de imagem e divulgação do Senado parece-nos bastante relevante”, argumenta a senadora na justificativa do PRS.

A proposta aguarda relator na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). Depois de apreciada, será encaminha a Comissão Diretora do Senado.

Com informações da Rádio Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)