Para debatedores, Semana da Pessoa Idosa pode ajudar no envelhecimento digno

Da Redação | 30/05/2019, 16h50

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) promoveu audiência pública para discutir a criação da Semana Nacional da Pessoa Idosa, a ser celebrada a anualmente de 1° a 8 de outubro. O pedido do debate foi do senador Marcelo Castro (MDB-PI), que acredita que a data pode servir de ponto de partida para se discutir políticas públicas para essa população em crescimento no país. O senador considera apresentar um projeto de lei para formalizar o evento no calendário nacional.

De acordo com projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população idosa deverá dobrar até o ano de 2042.

— Nós julgamos da mais alta relevância, que é uma preocupação mundial hoje, de organismos como a ONU, o tratamento e a atenção que a gente precisa ter de políticas públicas para as pessoas idosas. Por que graças a Deus nós estamos vivendo mais, aqui e alhures. No mundo inteiro está registrando uma taxa de idosos mais do que tínhamos antes — afirmou Marcelo Castro.

A presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Lúcia Secoti, enfatizou a importância da criação da Semana. Segundo ela, a data não beneficiará apenas os idosos, mas também abrirá portas para discussão do envelhecimento digno.

— A gente vê também na Semana Nacional essa possibilidade de articulação, essa possibilidade de contribuição com o envelhecimento digno. Que é o que a gente tem buscado cada vez mais na formulação das políticas públicas.

A audiência contou com a participação de alunos e professores da Universidade da Maturidade de Tocantins.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)