Rogério Carvalho defende protagonismo do Congresso contra crise

Da Rádio Senado | 20/05/2019, 18h58

O senador Rogério Carvalho (PT-SE) disse em Plenário, nesta segunda-feira (20), que o país entrou num buraco que parece não ter saída, um verdadeiro labirinto, mas garantiu que o Congresso Nacional vai ajudar na construção de um caminho para o Brasil.

Para ele, o governo tem uma agenda de estimular o ódio, o racismo, a discriminação e de armar adolescentes e ensiná-los a atirar. O parlamentar afirmou que esta agenda governamental não dialoga com a realidade do país, que é a de uma economia desacelerada, uma queda na produção industrial e o aumento do desemprego.

Ele criticou especialmente o que chamou de ataque à educação, que provocou as recentes manifestações de professores e estudantes, contra o corte de 30% nas verbas destinadas as universidades e institutos federais.

Rogério Carvalho destacou que quando o presidente da República diz que o Brasil é ingovernável, ele afirma, em outras palavras, que não consegue governar o país num regime democrático. E isso acontece apesar da boa vontade dos diversos setores do Legislativo para construir um entendimento a favor da nação.

— Eu quero dizer a todos, inclusive ao governo, do qual não faço parte, que o Senado não vai cruzar os braços diante dos desafios do país. Eu tenho certeza de que aqui no Senado, os partidos que estão aqui representados apresentarão, sim, uma agenda consensual para evitar o mal maior, que é a derrocada da nossa economia e a depressão econômica — garantiu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
14h18 Recomeça votação do projeto das armas: CCJ retoma a votação do projeto que permite o uso de armas em toda a extensão de um imóvel rural, não apenas na sede. O PL 3.715/2019 teve pedido de vistas por uma hora.
13h45 Armas no campo: A votação do projeto que permite o uso de armas em toda a extensão de um imóvel rural, não apenas na sede, recebeu pedido de vista por uma hora na CCJ. O PL 3.715/2019 está na pauta do Plenário, mas depende de parecer da CCJ.
13h03 Combate à corrupção : A Comissão de Constituição e Justiça aprovou projeto de lei da Câmara (PLC 27/2017) que prevê medidas contra impunidade e corrupção. A matéria seguiu para análise do Plenário.
Ver todas ›