CDR vai discutir a política de preços da Petrobras

Da Redação | 15/05/2019, 15h36

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou requerimento de seu presidente, senador Izalci Lucas (PSDB-DF), para discutir em audiência pública a política de preços de combustíveis que vem sendo praticada pela Petrobras. O foco estará no impacto aos consumidores e na atração de investimentos em refino e infra-estrutura logística. Serão chamados representantes da Petrobras, dos ministérios da Economia e das Minas e Energia, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da Associação Brasileira de Importadores de Combustíveis (Abicom). A data ainda será definida.

Izalci argumentou que a política de preços da Petrobras para seus produtos, em especial para o óleo diesel, tem causado impactos na rotina do país.

— Considerando que a volatilidade dos preços pode gerar insatisfação nos consumidores, em particular nos caminhoneiros, devem ser avaliadas alternativas que possam garantir a preservação da política, mas dando aos consumidores previsibilidade e condições competitivas no exercício de suas atividades. Recentemente tem sido divulgada a sugestão da criação de um “Fundo de Estabilização de Preços”. A ideia é que este fundo possa ser alimentado com parte excedente dos recursos dos royalties do petróleo, considerando que o Brasil já é superavitário na produção e com projeções de aumentos significativos nos campos do pré-sal —argumentou.

Izalci defende que o governo utilize essas novas fontes de recursos visando estabilizar os preços para os consumidores, sem precisar remanejar verbas de outras partes do Orçamento. Como sugestão adicional, também propõe que o governo crie um grupo de trabalho visando avaliar os impactos da eventual adoção da nova política pública.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
18h09 Uso do solo brasileiro: Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprova requerimento para a realização de audiência pública sobre as políticas para o melhor uso do solo brasileiro.
18h03 Biomas brasileiros: A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou requerimento para realização de debate sobre a conservação dos biomas brasileiros.
18h01 Desenvolvimento e meio ambiente: A Comissão de Meio Ambiente aprovou o Requerimento 18/2019, sobre audiência pública para discutir a visão das novas gerações sobre o desenvolvimento e meio ambiente.
Ver todas ›