Programa Jovem Senador contribui para a inserção dos jovens na política, diz Paim

Da Redação | 10/05/2019, 14h50

O senador Paulo Paim (PT-RS) usou a tribuna do Plenário nesta sexta-feira (10) para elogiar o Programa Jovem Senador, criado por meio da Resolução 42/2010, que acontece anualmente na Casa. O parlamentar destacou que a iniciativa contribui para a inserção dos jovens na política.

— O caminho para o sucesso de um povo, de uma nação, é investir na educação. É estimular os estudantes a fazerem política. Eles serão no futuro vereadores, prefeitos, governadores, deputados estaduais e federais, senadores, presidente da República— disse.

O programa consiste em um concurso de redação nacional, em que os vencedores — um de cada estado — são convidados a participar do encontro presencial no Senado por uma semana, quando será feita simulação de como é o processo de criação de leis no país. Os estudantes, de escolas estaduais e do DF, vivem a experiência de serem senadores e de todo o processo legislativo.

O programa já teve oito edições e, de lá pra cá, diversas ideias legislativas foram apresentadas por estudantes, destacou o senador. Uma delas, foi a Sugestão (Sug 20/2014), que dispõe sobre o serviço de assistência a estudantes de ensino médio da rede pública para ingresso em cursos superiores e no mercado de trabalho. A iniciativa foi transformada no Projeto de Lei (PLS 426/2015), aprovada pelo Senado e remetida à Câmara, lembrou Paim.

— Ou seja, a educação transforma, a educação evolui, a educação mostra e aponta para a luz no fundo do túnel para toda a nossa gente — disse.

Neste ano, o tema do concurso será "Cidadão que acompanha o Orçamento público dá valor ao Brasil" e vai acontecer, entre 25 e 30 de novembro. As escolas podem inscrever os alunos até o dia 16 de agosto. Informações no site do programa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)