Kajuru elogia educação da Finlândia e sugere que Brasil siga exemplo

Da Rádio Senado | 08/05/2019, 15h05

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) sugeriu em plenário, nesta quarta-feira (8), que o Brasil se inspire na experiência da Finlândia para melhorar a qualidade da educação. Conforme dados apresentados pelo parlamentar, a partir da década de 1970, uma verdadeira revolução transformou a história daquele país, com a oferta de ensino público de qualidade a todos os finlandeses.

Ele disse que no país europeu a carreira do magistério é concorrida, uma vez que os professores são respeitados e valorizados, e lembrou que os estudantes, com uma carga horária reduzida, são estimulados a expressar sua criatividade e a participar das aulas de forma independente.

— Será que o presidente da República, Jair Bolsonaro, tem conhecimento deste país e do que lá ocorre na educação? Será que este ministro da educação ou da falta de educação tem conhecimento de que este país com 5,5 milhões de habitantes pôde promover esta revolução? E pergunto: no Brasil, isto é impossível de acontecer por quê? Como toda criança gosta de perguntar — questionou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)