Anastasia critica corte de verbas das universidades federais

Da Redação | 08/05/2019, 18h24

O senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) usou a tribuna nesta quarta-feira (8) para defender a necessidade de manutenção do orçamento das universidades federais do país. Para o parlamentar, o corte de 30% anunciado pelo Ministério da Educação, na última semana, tem influência direta no progresso do país.

O ensino público gratuito de qualidade deve ser prioridade porque envolve não apenas o presente, mas o futuro da nação defendeu o parlamentar. Para Anastasia, o conhecimento contribui para a transformação da realidade econômica e social.

— A universidade deve ser protegida e desenvolvida não para a promoção pessoal de qualquer um, mas para o desenvolvimento e o progresso de nosso país. A universidade é local de ensino, de pesquisa e de extensão, de formação de cidadãos, de acadêmicos e de profissionais preparados para os desafios do Brasil, e, nesse sentido, baderna ou descontrole social não devem ser tolerados. Crimes devem ser reprimidos e coibidos nas instituições públicas e nas privadas — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)