Ministro da Educação apresenta diretrizes da pasta na CE

Da Redação | 07/05/2019, 11h47

As diretrizes e programas prioritários do Ministério da Educação foram apresentados pelo ministro Abraham Weintraub à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), nesta terça-feira (7). Ele fez uma análise da pré-escola no Brasil, disse que 10% das crianças ainda estão desassistidas e ressaltou a importância do contato com atividades lúdicas, antes mesmo de elas entrarem na escola.

Ao destacar a necessidade de participação dos pais no processo educativo antes de os filhos serem matriculados no primeiro ano do ensino fundamental, o ministro ponderou que o aprendizado iniciado cedo tem mais chances de sucesso.

— Não falo educar somente no sentido estrito de aprender a ler e escrever, mas de toda a liturgia da escola. Em casa, a criança tem um comportamento, e a escola é outro mundo, outra realidade.

Os senadores questionaram o ministro sobre os cortes anunciados pelo ministério no orçamentos das universidades federais e também na educação básica. Weintraub respondeu que não se trata de corte, mas de contingenciamento, por conta da “fragilidade econômica” do país, e que as universidades podem continuar executando os gastos normalmente até outubro.

Veja a matéria consolidada

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
18h03 Biomas brasileiros: A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou requerimento para realização de debate sobre a conservação dos biomas brasileiros.
18h01 Desenvolvimento e meio ambiente: A Comissão de Meio Ambiente aprovou o Requerimento 18/2019, sobre audiência pública para discutir a visão das novas gerações sobre o desenvolvimento e meio ambiente.
17h57 Reciclagem do plástico: A Comissão de Meio Ambiente (CMA) aprovou requerimentos para realização de debate sobre a economia circular do plástico, iniciativa que busca prolongar o ciclo de vida do material por meio da reciclagem.
Ver todas ›