Humberto Costa acusa governo de lançar ataque à educação

Da Rádio Senado | 07/05/2019, 18h26

O senador Humberto Costa (PT-PE) acusou nesta terça-feira (7) o governo do presidente Jair Bolsonaro de lançar o maior ataque à educação nacional realizado na história recente. Para ele, após cem dias de completa inércia e brigas internas, que resultou na derrubada do ministro Ricardo Vélez, o Ministério da Educação foi tomado por um grupo determinado a desmontar as bases da política pública de ensino.

O parlamentar denunciou o corte de 30% nas universidades federais e também nos institutos federais, e disse que são quase R$ 3 bilhões a menos.  Ele ressaltou que a medida inviabiliza a continuidade de projetos, programas e a própria manutenção desses estabelecimentos de ensino.

— É uma destruição em larga escala. Tristeza para o povo brasileiro, alegria para o ministro da Economia, cuja irmã acaba de assumir o comando da associação das universidades privadas. Olavo de Carvalho, aliás, poderia explicar essa feliz coincidência astrológica para os negócios dos mercadores do ensino — disse Humberto.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)