Senado aprova indicação do novo embaixador do Brasil no Paquistão

Da Redação | 26/03/2019, 19h08

O Plenário aprovou nesta terça-feira (26) a indicação do diplomata Olyntho Vieira para o cargo de embaixador do Brasil no Paquistão. Com sua indicação, aprovada por 69 votos favoráveis, um contrário e uma abstenção, Vieira passa a acumular a chefia da representação diplomática brasileira também junto ao Tadjiquistão e o Afeganistão.

O diplomata nasceu em 1954, na cidade de São Paulo. É formado em Engenharia Mecânica e ingressou no Curso de Preparação à Carreira de Diplomata do Instituto Rio Branco (IRBr) em 1984. Entre as funções desempenhadas, destacam-se a de adjunto na Secretaria-Geral da Presidência da República (1990), coordenador-geral de Cooperação em Agropecuária, Energia, Biocombustíveis e Meio-Ambiente da Agência Brasileira de Cooperação (2007-10) e ministro-conselheiro e Representante Permanente Alterno na Delegação Permanente junto à Organização da Aviação Civil Internacional.

Sabatinado na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) no último dia 14, Vieira relatou aos senadores que o Paquistão tem manifestado interesse em iniciar negociações comerciais com o Mercosul. O país também sinaliza a possibilidade de que empresas brasileiras de processamento de alimentos se instalem em zonas econômicas especiais. Além disso, o Paquistão detém gigantescas reservas de carvão praticamente inexploradas, que, se transformadas em energia, equivalem a 50 bilhões de barris de petróleo.

— Podemos explorar esta riqueza em conjunto com o Paquistão. O potencial energético deles é superior ao que se conhece hoje de Arabia Saudita e Venezuela somados — informou o diplomata.

Paquistão

O Paquistão é o sexto país mais populoso do mundo, com 204 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 796 mil km². É uma república islâmica, com mais de 96% da população é composta por muçulmanos, sendo 85% sunitas e 12% xiitas.

O Brasil foi o primeiro país latino-americano a estabelecer relações diplomáticas com o Paquistão, no ano de 1948, e instalar embaixada em Karachi, em 1952. No mesmo ano, o Paquistão instalou sua embaixada no Rio de Janeiro.

O intercâmbio comercial com o Brasil, em 2017, foi de US$ 660 milhões, com superávit de aproximadamente US$ 551 milhões para o Brasil. Os principais produtos exportados foram soja, algodão e óleo de soja. Já os itens que lideram as importações brasileiras do Paquistão são instrumentos e aparelhos médicos, odontológicos e veterinários, tecidos de algodão e equipamentos para atividade física.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)