Wellington Fagundes defende regularização fundiária no Mato Grosso

Da Redação | 19/03/2019, 20h24

O senador Wellington Fagundes (PR-MT) defendeu nesta terça-feira (19) em Plenário a regularização fundiária na Amazônia Legal, especialmente em seu estado. Ele manifestou preocupação com os pequenos e médios agricultores.

— Temos mais de 80 mil propriedades. Pessoas que foram chamadas pelo governo federal à época, principalmente sulistas, que para lá foram, mas gente do Brasil inteiro, para ocupar a Amazônia, para não entregar a Amazônia. Essas pessoas estão lá há 20, 30, 40 anos e, até hoje, não têm o documento. Eu sempre tenho dito que o documento traz cidadania, traz justiça social. Claro, nós podemos fazer uma revolução em termos de produção. É importante exportar. É importante, mas nós precisamos também garantir o alimento para o brasileiro: uma cesta básica farta e, principalmente, com o custo acessível à classe trabalhadora — disse o senador.

Wellington afirmou que o estado de Mato Grosso tem condições de ser o "grande celeiro do mundo", mas também quer ser o "grande celeiro do Brasil". Ele disse que, apesar da produção do país, ainda há fome nas periferias.

Anater

O senador fez ainda um convite ao presidente da Agencia Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) para comparecer à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) a fim de discutir políticas de estado e assim ajudar o pequeno e médio agricultor.

— Nós queremos apoiar, nós queremos fazer com que a Anater possa ser uma das agências mais fortes do Brasil — afirmou Wellington.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)