CAS vai celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down

Da Redação | 18/03/2019, 10h59

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) realizará, nesta quinta-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, o evento “Ninguém fica pra trás”, que tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a síndrome que atinge cerca de 300 mil pessoas no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O evento acontecerá das 9h às 12h45 no auditório Petrônio Portella.

De iniciativa do presidente da comissão, senador Romário (Pode-RJ), o evento já se repete há oito anos no Senado. Dessa vez, contou com a colaboração dos senadores Eduardo Girão (Pode-CE) e Flávio Arns (Rede-PR) e do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União (Sindilegis).

O Dia Internacional da Síndrome de Down está incluído no calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) e é comemorado pelos 193 países-membros. A Síndrome de Down é uma alteração genética na divisão celular do embrião, resultando em um cromossomo a mais (trissomia) no par 21.

A comemoração contará com palestras, peça teatral, apresentações de dança e música, homenagens, entre outros eventos. Além disso, ocorrerá a exibição do projeto educacional “Conta e lê”, do Movimento Down, do projeto judô precoce e do projeto Central Humanizada de Acolhimento à Trissomia 21 (Chat 21), que realiza pronto atendimento às famílias (veja a programação completa abaixo).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)