Elmano Férrer defende aprovação do pacote anticrime de Moro

Da Redação | 11/03/2019, 17h46

O senador Elmano Férrer (Pode-PI) defendeu nesta segunda-feira (11) a aprovação dos projetos de lei anticrime (PL 881/2019, PL 882/2019 e PLP 38/2019) apresentados pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, por entender que se trata de um conjunto de instrumentos legais que vai contribuir para reduzir a violência e a corrupção no país.

— Quero lembrar que essa proposta é pontual, cirúrgica e extremamente necessária. Ela tem objetivos claros e bem delimitados. O Estado, apesar de toda a legislação disponível e de todos os avanços da parte legal, ainda não avançou de fato para o enfrentamento do crime — acrescentou o parlamentar.

Para o senador, as organizações criminosas dominam todas as regiões do país, mas ele admite que boa parte da crise na segurança nacional tem causas sociais e econômicas.

— O Estado está impotente, não há mais segurança. Quando eu me refiro ao estado, me refiro ao nacional, é a União e os estados membros. O povo está preocupado com a segurança e com a saúde pública que inexiste neste país e por trás dela há corrupção. O Estado está se diluindo. Aliás, um estado em que a sociedade não acredita nele. Daí a necessidade que temos hoje, mais do que nunca, de darmos uma resposta.

Elmano Férrer afirmou que a questão da segurança é uma de suas preocupações e lembrou que são de sua autoria cinco projetos de lei que tratam do combate à violência. Como exemplo citou o PLS 373/2015, que considera hediondo o homicídio de idosos. Destacou ainda Projeto de Lei do Senado (PLS) 179/2018, que altera o Código Penal e a Lei de Execução Penal, condicionando os benefícios do preso, entre eles progressão de regime e saída temporária, à coleta de material genético, que vai alimentar o cadastro nacional do perfil genético do preso.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)