Senado terá comissão especial para acompanhar crise na Venezuela

Da Redação | 01/03/2019, 17h31

Uma comissão especial de senadores vai ser criada para acompanhar a crise política, econômica e social na Venezuela. A informação é do presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), senador Nelsinho Trad (PSD-MS). A decisão foi anunciada após a visita de Juan Guaidó, presidente encarregado da Venezuela, ao Congresso brasileiro , onde foi recebido pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, na última quinta-feira (28).

Presidente da Assembleia Nacional de seu país, Guaidó é o líder da oposição a Nicolás Maduro. Em sua passagem pelo Brasil, Guaidó também se reuniu com o presidente da República, Jair Bolsonaro, e com outras autoridades para tratar da crise no país vizinho.

A intenção, segundo o presidente da CRE, é fazer uma reunião com lideranças parlamentares de vários países no Panamá para pensar em uma solução para o impasse da Venezuela. O país da América Central, considerado neutro, é sede do Parlamento Latino-Americano e Caribenho (Parlatino).

— Entendemos que esse é um caminho de ação diplomática, em que haveremos de demonstrar o apoio à volta da democracia e às eleições livres na Venezuela — afirmou Nelsinho Trad na última sexta-feira.

Nesta sexta-feira (1°), o senador Márcio Bittar, autor do requerimento para a criação da comissão, afirmou pelo Twitter que a intenção é que o encontro seja feito ainda este mês.

Recepção

Guaidó foi recebido pelo presidente do Senado e por uma comitiva de senadores. Na reunião, ele relatou a situação de seu país e pediu o apoio do parlamento brasileiro para solucionar a crise venezuelana.

Nelsinho Trad disse que a ideia da reunião no Panamá foi bem recebida por Guaidó. Segundo o senador, o presidente da Assembleia Nacional, que autoproclamou-se presidente em janeiro passado, agradeceu a ajuda humanitária que está sendo enviada à população venezuelana. O senador negou que a visita de Guaidó possa ser interpretada como uma intervenção do Brasil no país vizinho. Para Nelsinho, o Brasil precisa continuar estendendo as mãos, pois a situação na Venezuela “passou de todos os limites”.

A senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), que também acompanhou a visita, disse que Guaidó teme por sua situação dentro da Venezuela. Segundo a senadora, o presidente encarregado reforçou que os venezuelanos precisam de alimentos, de medicamentos e “praticamente de tudo”.

Pelo Twitter, o senador Elmano Férrer (Pode-PI), que também estava na comitiva, afirmou que a situação no país vizinho é tensa e que o Congresso do Brasil precisa oferecer apoio.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)