Para Vanessa Grazziotin, não é momento para aumento de salário de magistrados

Da Redação | 07/11/2018, 19h15

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) afirmou nesta quarta-feira (7) ser contrária a proposta de aumentar os salários para ministros do Superior Tribunal Federal (STF) e para o procurador-geral da República (PLC 27/2016 e PLC 28/2016). Segundo ela, apesar de sempre ter votado a favor do reajuste salarial para a magistratura e para membros do Ministério Público, o momento atual do país é de “não normalidade”.

Vanessa não descartou, contudo, a “justeza” das propostas, pois acredita ser preciso manter a atratividade de profissões tão importantes como as da magistratura.

— É um momento de extrema gravidade, em que a parte mais pobre e vulnerável da população brasileira tem sofrido com a crise. Até então, tínhamos uma legislação que garantia o aumento real do salário mínimo; o salário mínimo, hoje, não alcança nem um reajuste para a recomposição da inflação — declarou.

A senadora informou que chegou a se encontrar nesta quarta-feira com representantes da magistratura e do Ministério Público, mas não saiu convencida da necessidade da aprovar o reajuste salarial.

— Eu creio que não é hora de nem o Parlamento, nem a Procuradoria, nem a magistratura falarem em aumento nem sequer em reajuste salarial. Acho que é a parcela de contribuição que precisamos dar até que o nosso país supere esta, que é uma das mais graves crises econômicas, aliás, uma crise econômica que também se transformou numa crise social e numa crise institucional profunda — disse.

No Plenário, Vanessa ressaltou ainda sua preocupação com relação a medidas anunciadas pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro, e sua equipe econômica. Ela teme, em especial, pela existência da Zona Franca de Manaus.

— O Presidente tem que entender que não há nenhum estado brasileiro que tenha  maior interlocução e dependência do governo federal do que o Amazonas. A nossa economia, que se baseia quase que majoritariamente na Zona Franca de Manaus, depende, portanto, do governo federal – explicou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)