Eleições terão cobertura da comunicação do Senado

Da Redação | 05/10/2018, 18h27

Uma extensa cobertura sobre o primeiro turno das eleições espera o eleitor nos veículos de comunicação do Senado no domingo 7 de outubro. Serviço, apuração dos resultados em tempo real, informações sobre os eleitos e os desafios para o próximo presidente e para o Congresso são alguns dos conteúdos que estarão disponíveis no portal Senado Notícias, na Rádio Senado e na TV Senado no próprio domingo. E no Jornal do Senado, no dia seguinte, com o balanço das eleições.

Rádio e TV

Os ouvintes da Rádio poderão acompanhar, durante todo o dia, flashes na programação com informações sobre o pleito. Repórteres estarão nos locais de votação em Brasília e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Graças a uma parceria feita com 12 emissoras conveniadas, a maioria públicas, repórteres de diferentes estados entrarão na programação com informações sobre a votação. Também haverá entrevistas com os senadores eleitos.

Nosso trabalho é levar informação confiável sobre o processo eleitoral para ouvintes de todo o país e ampliar nosso relacionamento com as 1300 rádios conveniadas à Radioagência Senado diz o diretor da Rádio Senado, Marco Reis.

Na TV Senado, os telespectadores vão acompanhar, ao longo da manhã, links ao vivo do TSE. Às 14 horas, começa a programação ao vivo. Debates com especialistas serão intercalados com reportagens e informações sobre as eleições. Às 17 horas, começa a apuração, com informações ao vivo sobre os resultados da eleição para o Senado, os governos estaduais e a Presidência da República.

A TV Senado mantém a tradição de mais de 20 anos de cobrir com isenção as eleições gerais do país. Nosso foco principal é o novo desenho do Senado, quem serão os eleitos para representar os estados e quais serão os partidos políticos que terão assento na Casa explica Renata de Paula, diretora da TV.

Ainda no domingo, das 21h às 22h30, a TV Senado e a Rádio Senado transmitirão ao vivo, em parceria, uma mesa redonda sobre os resultados das eleições com analistas políticos convidados. O debate também poderá ser assistido pela internet, por meio do portal Senado Notícias, que veiculará o canal da TV no Youtube.

Portal e Jornal

O portal Senado Notícias, produzido pela Agência Senado, trará a apuração dos resultados em tempo real, sendo abastecido automaticamente com as informações do TSE sobre a eleição para o Senado, os governos dos estados e a Presidência da República.

 

No caso das disputas estaduais (governador e senadores), a divulgação começará às 17h do horário local. Mas por causa da diferença de fusos horários no país, os resultados para o cargo de presidente da República deverão começar a ser liberados pelo TSE a partir das 19h (horário de Brasília), quando a votação para o primeiro turno estará encerrada em todo o Brasil.

Assim que os resultados forem sendo definidos em cada estado, o portal começará a publicar matérias com os perfis dos 54 eleitos para o Senado, dois por unidade da Federação. Também haverá notícias sobre o resultado para a Presidência da República e para os governos estaduais.

Nos dias seguintes às eleições, o portal Senado Notícias e o Jornal do Senado farão um grande balanço do pleito, com os números gerais do TSE, o perfil dos 54 senadores eleitos e a nova distribuição das bancadas no Senado, entre outros conteúdos.

O compromisso da nossa cobertura é com a prestação de serviço ao cidadão que quer acompanhar de perto o Congresso que as eleições vão produzir conta Flávio Faria, diretor da Agência e do Jornal do Senado.


Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)