Marta Suplicy anuncia audiência para discutir aumentos nos planos de saúde

Da Redação e Da Rádio Senado | 04/07/2018, 19h59

A senadora Marta Suplicy (MDB-SP) anunciou, em discurso nesta quarta-feira (4), que a Comissão de Assuntos Sociais (CAS), presidida por ela, aprovou seu requerimento para a realização de uma audiência pública para analisar as medidas tomadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que autorizou as operadoras a reajustarem os planos de saúde em até 10% e atualizou as regras para a aplicação da coparticipação e franquia em planos de saúde, possibilitando a cobrança de um percentual de até 40% por procedimentos realizados.

Marta destacou que a comissão ouvirá representantes da ANS, do Tribunal de Contas da União, do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e da Associação dos Aposentados. A audiência está marcada para a próxima quarta-feira, dia 11 de julho, às 11h30.

A parlamentar informou que os membros da Comissão de Assuntos Sociais não concordam com as novas regras e querem discutir se a Agência Nacional de Saúde Suplementar não está exorbitando seu poder regulador.

- Nós, aqui no Senado, temos de buscar o equilíbrio. As empresas têm de funcionar, têm que ter a sua margem de lucro, mas as pessoas têm que ser bem atendidas e têm que saber o que vão pagar - disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)