Congresso lança Parlathon durante Campus Party Brasília

Da Redação | 28/06/2018, 19h06

O Congresso Nacional lançou nesta quinta-feira (28), durante a Campus Party Brasília, o Parlathon 2018 – uma maratona hacker (hackathon) com ênfase no Parlamento.

A iniciativa voltada aos participantes da Campus Party reúne desenvolvedores, programadores, designers, inventores e empreendedores para o desenvolvimento de aplicativos móveis ou web-responsivos que possibilitem ao cidadão visualizar, compreender e acompanhar a tramitação de um projeto de lei no âmbito do Congresso Nacional.

O Congresso foi representado no evento pelo chefe de Serviços de Soluções para o Plenário do Senado, Marco Antônio Motta, e pelo analista de Informática Legislativa da Câmara dos Deputados Francisco Edmundo Andrade, entre outros servidores.

Marco Motta explicou detalhes técnicos dos dados abertos e princípios básicos do processo legislativo dentro do Congresso. Já Edmundo explicou as regras da maratona, que vai até sábado (30), e da premiação. A equipe que conseguir o primeiro lugar vai receber 3 tablets e 3 ingressos para a Campus Party de São Paulo. O segundo e o terceiro lugares serão premiados com ingressos para o evento paulista.

A expectativa é que, dessa interação, surjam propostas inovadoras sobre o acompanhamento dos trâmites dos projetos de lei. O objetivo é que o Senado e a Câmara possam aproveitar as ideias dos participantes da Campus Party e implementar essa ideia como forma de facilitar o acesso do cidadão aos processos legislativos.

- O aplicativo deve simplificar o entendimento do cidadão acerca do caminho que passa um projeto de lei. O foco é o cidadão brasileiro – declarou Edmundo.

Aplicativo

Nesta sexta-feira (29), às 11h30, no palco principal da Campus Party, será lançado o Desafio VisitApp, um concurso para o desenvolvimento de um aplicativo sobre a visitação ao Congresso Nacional, para tornar a experiência a mais dinâmica possível, inclusive, para quem está em casa, por meio de passeio virtual.

Os vencedores serão premiados com R$ 15 mil (1º lugar), um notebook Alienware Dell (2º lugar) e R$ 5 mil (3º lugar). O regulamento será divulgado na página do Congresso Nacional no dia do evento. Os trabalhos serão analisados por uma comissão julgadora e a divulgação do resultado está prevista para o mês de novembro.

Campus Party

A Campus Party Brasil é o principal evento tecnológico realizado no país e um dos maiores do mundo. Teve início nessa quarta-feira (27) e vai até domingo (1º), no estádio Mané Garrincha. Na Campus Party, são tratados assuntos relacionados à tecnologia, internet e inovação, com palestras, apresentações e desafios de produção tecnológica. Além do Parlathon e do Desafio VisitApp, o Senado ainda vai participar do evento com a realização de palestras e com a coleta de dados para pesquisas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)