Regina Sousa critica declarações de ministro do Turismo após assédio de brasileiros na Rússia

Da Redação | 27/06/2018, 13h10

A senadora Regina Sousa (PT-PI) afirmou que o ministro do Turismo, Vinicius Lummertz, perdeu a oportunidade de ficar calado ao minimizar o assédio de brasileiros a russas durante a Copa do Mundo de futebol. Em discurso no Plenário nesta quarta-feira (27), ela considerou um absurdo o ministro ter dito que "não morreu ninguém" e que não era necessária tanta celeuma.

— O senhor está na Rússia para promover o turismo brasileiro, levou uma equipe imensa e diz isso? Está convidando os russos e outros turistas estrangeiros a assediar mulheres? O ministro deveria pedir desculpas às mulheres brasileiras, pois foi machista e constrangedor. Acho que se tivesse bom senso, ele pediria demissão, pois é impossível  que uma pessoa que deve ter mãe, filha ou irmã aceite o que aconteceu — opinou.

Ela chamou atenção também para o fato de os feminicídios, em geral, começarem com assédio, deboche, xingamento e depois, agressão e morte.

Solidariedade

A senadora também demonstrou solidariedade à pré-candidata à Presidência da República, Manuela d'Ávila (PCdoB), que foi interrompida insistentemente pelos jornalistas durante uma entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.

— Foram 52 interrupções. Ainda bem que é uma mulher valente e saiu-se bem. Mas foi algo terrível. Aquilo não é o bom jornalismo e não se viu aquilo com outros candidatos que passaram por lá — lamentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)