Eduardo Lopes anuncia criação de frente parlamentar para combater fake news

Da Redação | 23/05/2018, 20h46

O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) anunciou nesta quarta-feira (23) a criação da Frente Parlamentar Mista de Enfrentamento às Fake News (notícias falsas), da qual ele será vice-presidente. O grupo conta com 12 senadores e 219 deputados, e trabalhará na organização de uma agenda de projetos de lei sobre o tema da circulação de informações falsas ou enviesadas nas redes sociais. O presidente será o deputado Márcio Marinho (PRB-BA), disse o senador.

Lopes observou que a divulgação premeditada de notícias de veracidade questionável não é um fato novo, mas pode se tornar mais perigoso dentro do contexto das redes sociais, em que a informação circula com mais velocidade e abrangência.

— As notícias ajudam a construir a realidade, mas também podem ser responsáveis por desconstruir. As notícias falsas são informações inventadas com a intenção de confundir e estimular as pessoas a espalharem-nas, causando consequências diretas na reputação de outros.

A criação da frente foi motivada, em parte pela aproximação das eleições, disse Eduardo Lopes. Os parlamentares pretendem se unir a outras iniciativas já existentes de combate à propagação de fake news. Um exemplo é a parceira entre o Facebook, uma das principais redes sociais (que tem 102 milhões de brasileiros inscritos), e duas agências de notícias especializadas em checagem de fatos. Elas trabalharão verificando a procedência de informações que circulam pela plataforma, a partir de denúncias de usuários.

— De imediato, precisamos conscientizar as pessoas a identificarem notícias falsas e a divulgarem portais que atuam no combate aos boatos. Não podemos confiar em tudo que está na internet. Desconfie de notícias muito apelativas e sensacionalistas. Normalmente elas são veiculadas em sites pouco conhecidos — alertou Lopes.

A primeira reunião da frente será na próxima terça-feira (29). Segundo Eduardo Lopes, o foco inicial será o de criar punições específicas dentro das legislações eleitoral e penal para quem divulga notícias tidas como falsas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)